O cristão e a tatuagem
O termo tatuagem significa desenho aberto na pele humana com agulhas e tintas apropriadas e a palavra em português vem do francês tatouage, que por sua vez tem origem taitiana.
A arte da tatuagem provavelmente surgiu na Nova Zelândia, uma tradição das tribos Maori em que somente os mais bravos e corajosos guerreiros podiam ser tatuados. Mas há indícios de tatuagem em múmias de 2.000 atrás! Já em outras ilhas do Pacífico a tatuagem era somente feita nos nobres de cada tribo.
Isso mostra que a tatuagem sempre foi privilégio de poucos. Além disto, era costume desde a mais remota antiguidade que os escravos trouxessem em si o nome de seus senhores. No caso do Brasil os índios já se tatuavam antes da chegada dos portugueses, em 1.500. E o costume sobrevive até hoje em algumas tribos. Os Tupinambás faziam tatuagem nos guerreiros que capturavam inimigos. A pintura corporal é bastante valorizada dentro da cultura indígena.
Entre cerca de 200 etnias que vivem no território brasileiro, há grande variedades de desenhos. É de se notar que são poucos os índios que praticam a tatuagem definitiva, aquela em que a tinta é perfurada na pele, uma marca tribal para caracterizar os indivíduos de um mesmo povo. Um exemplo conhecido de índios tatuados são os Karajás, da Ilha do Bananal, que tatuam círculos nas faces.
Entretanto o mais complexo exemplo da tatuagem tribal brasileira são os índios artistas da tribo Kadiwéu, que vivem na fronteira do Brasil com o Paraguai e que são famosos pela arte refinada de seus desenhos geométricos. Os Kadiwéu são os remanescentes da Nação Guaikuru, dos temíveis índios cavaleiros que dominavam toda a região e resistiram á colonização por séculos. Os desenhos faciais e corporais destes guerreiros fascinaram muitos exploradores.
O jesuíta José Sanches Labrador conviveu com os Guaikuru em 1.760 e escreveu como eram feitas as tatuagens na época. A pele era furada com espinho até escorrer o sangue, quando colocavam cinzas de folhas de uma palmeira ou a tinta do jenipapo. Antes da cicatrização, o ferimento inchava e o tatuado sentia muitas dores, até cair a casca preta e o desenho ficar azulado. As tatuagens eram feitas entre 14 e 16 anos, quando o jovem já tinha forças para suportar o sofrimento.
O Ateísmo resulta do estado moral pervertido do homem e do seu desejo de fugir de Deus
Assinar:
Postagens (Atom)
UM NOME
יהוה – Um Nome Que Será Esquecido Para Sempre Publiquei este texto em 23 de julho de 2006 em uma de minhas ...

-
MONERGISMO VERSUS SINERGISMO: Sempre foi difícil para o ser humano conseguir conciliar a liberdade humana com a onipotência de Deus....
-
Preexistencialismo, Criacionismo e Traducionismo. Como estamos estudando, as questões mais difíceis em se responder são aquelas q...
-
É SÓ ACESSAR O LINK ABAIXO MUITO BOM QUE VOCÊ APROVEITE https://www.judaismonazareno.org/parashiot/
Nenhum comentário:
Postar um comentário